O diálogo filosófico é uma atividade que pode ser utilizada para lidar com as dificuldades e sofrimentos pelos quais estamos passando. O uso da filosofia como terapia pode ajudar a reconhecer conflitos e problemas que vivenciamos a partir de uma perspectiva existencial e a encontrar novos caminhos e ampliar perspectivas juntos. Esta atividade se propõe a utilizar a filosofia de forma prática com fins terapêuticos no sentido de cuidar da existência e possibilitar uma prática ética consigo mesmo. Nesse sentido, a filosofia é compreendida não apenas como um conjunto de teorias e apontamentos, mas como uma atividade prática e terapêutica que possibilita uma reflexão mais precisa de nossas experiências e emoções.
A saúde emocional é um tema que há muito permeia a filosofia. A própria filosofia já era compreendida como uma espécie de remédio da alma, principalmente com o estoicismo e algumas tendências das filosofias helenísticas. Enquanto a medicina tratava do corpo, a filosofia cuidava da alma, das emoções e da subjetividade.
Em vários momentos de nossas vidas, passamos por angústia emocional diante de circunstâncias, decisões e conflitos, e isso não significa necessariamente que temos uma doença ou distúrbio. O sofrimento e o medo fazem parte da experiência humana e nem sempre existem respostas prontas para o nosso medo, é necessário encontrarmos a nossa própria compreensão.
A filosofia terapêutica oferece meios para favorecer o crescimento e a realização interna, que pode ser pautada por distintos filósofos e correntes filosóficas, entre eles Sócrates, Epicuro, Sêneca, Epicteto, Espinosa, Nietzsche, Wittgenstein, entre outros.
O atendimento será realizado via Skype ou Zoom. Será mandado um pdf
com o seu mapa e a consulta será registrada para que possa rever quando
precisar. A consulta tem duração de uma hora e meia
A sessão com um terapeuta filosófico costuma acontecer por meio de uma conversa que vai aprofundando gradativamente os sofrimentos e as dificuldades emocionais da pessoa presente, com o objetivo de ampliar sua visão sobre si mesma e relacionar-se com temas e problemas pré-existentes . foram abordadas por vários filósofos. Existem várias formas de realizar uma terapia, de acordo com os fundamentos e referências de cada filósofo, mas o primeiro momento costuma ser identificar as dificuldades, sofrimentos e emoções envolvidas. Então é hora de pensar em possíveis formas de lidar com a situação, ampliar perspectivas sobre nossa condição e tomar novas decisões.
Para montar o mapa é preciso a sua data, hora e o local de nascimento para o cálculo.
O Mapa Astral é uma bússola orientadora, se permita!
Para montar o mapa é preciso a sua data, hora e o local de nascimento para o cálculo.
O Mapa Astral é uma bússola orientadora, se permita!
WhatsApp us